O blog surgiu com os preparativos do meu casamento. Com a ajuda da blogsfera aprendi quase tudo o que precisava e preparei todo o casamento. Acertei em quase tudo pois fui infeliz na relação com o meu (hoje) ex-marido. Mas o tempo passa e a vida nos mostra que precisamos passar por coisas que jamais esperamos para chegarmos aonde nunca imaginamos. Hoje não mais casada porém sou muito feliz!
Diante de tudo que aprendi para realizar o meu casamento, coloquei muitas coisas aqui e hoje trabalho com esse evento tão esperado na vida de qualquer mulher.
Aqui no blog você acompanha o meu dia-a-dia e o mais importante fica sabendo tudo sobre casamentos, eventos e muito mais, te aguardo por aqui sempre. Seja bem vindo(a) e sinta-se a vontade!!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Casamento...Por onde começar???

Nossa, pergunta difícil né?
Acho que até pra quem já se casou, quando para pra pensar nesta pergunta, fica meio indeciso não é mesmo?
Pesquisando sobre o assunto há muito sobre o isso, mas na minha opinião, são ótimas dicas que as vezes, na prática não funcionam. Pensando nisso, resolvi fazer este post pra termos uma base. O post que criei ficou muito interessante e útil, então nasceu a série: Como organizar o meu casamento! (também pode ser conhecida como: Para a noiva não pirar rs...brincadeira. Mas para não pirar, melhor se organizar). Nos próximos dias haverá um post para cada passo aqui citado! Desta forma, você poderá se organizar melhor e tirar as suas dúvidas. Vamos ao primeiro post!





Sobre a antecedência, encontrei em minhas pesquisas até cronogramas com o que deve ser feito em cada época (organizados pelo o tempo, Ex: 1 ano e 8 meses antes faça isso e isso, 1 ano e 6 meses faça isso e mais isso...), mas pra mim isto reduz a utilidade do cronograma, pois nem todos o encontrarão em tempo hábil do seu ponto de partida.


Prazo:
Podemos iniciar os preparativos para o casamento até 02 anos antes.
Se quiser fazer algo antes de 02 anos, faça uma poupança e não se canse de poupar. Isso vai te ajudar e muito na organização.
O prazo ideal é de 01 ano e meio até um ano antes, para organizar melhor.
Mas podemos preparar um casamento em até 01 mês, tudo depende da necessidade e da vontade.

Se tivermos tempo será muito melhor e os noivos poderão curtir muito mais esta fase que é maravilhosa!

Para iniciarmos algo é necessário dar os primeiros passos e é com base nisso que criei este post. Não há aqui nenhum segredo secreto para organizar o seu casamento. Selecionei aqui, as primeiras decisões que devem ser tomadas e a partir daí surge a organização do tão sonhado casamento. São eles:

1° Passo
Compre um caderninho (daqueles não muito pequenos), agenda, fichário ou pasta com plástico.
Eu particularmente há anos não dispenso uma agenda (usando-a você consegue se organizar, mas tem que usar todo dia), além da agenda você pode optar pelo caderninho (pra levar na bolsa sempre com você e em qualquer lugar, anote tuuudo) e em conjunto com uma pasta sanfonada (aquelas com divisórias). 

2° Passo
Escolha a data
Talvez por um motivo ou outro (futuramente) vocês precisem mudar para uma data próxima (isso acontece mais do que imaginamos). Mas até que isso aconteça, você precisa de uma data base.

3° Passo
Organize as finanças
Converse com o noivo, use papel e caneta e liste as despesas mensais do casal. Com isso, determinem juntos o valor que vocês poderão poupar.

4° Passo
Liste os convidados
Essa lista será uma Pré-lista. Posteriormente pode ser alterada. O objetivo é ter o número de convidados (um número base).

5° Passo
Tome decisões
Você já possui as informações que precisa para isso. Com o valor á ser gasto com o casamento e o número de convidados, é o hora de decidir coisas importantes:
Defina o ambiente da cerimônia: igreja, sítio, clube, casa e etc...
Defina se haverá festa: festa, recepção, almoço, jantar, etc...
Defina sobre a lua-de-mel: enumere uma lista de destinos que vocês gostariam de ir e se a época do casamento será propicia para este destino.
IMPORTANTE: Não se esqueça de fazer todas estas definições de acordo com o orçamento de vocês.


6° Passo
Casamento religioso, cartório e cerimonial
Escolha o local da cerimônia e verifique a data e os custos.
Vá ao cartório, verifique os documentos necessários, prazos e custos.
Com estas informações, reserve a data na igreja ou no local de sua preferência.
Contrate o serviço de cerimonial com assessoria, acredite esse será um dos serviços mais importantes (compensa ter um custo um pouco maior com este serviço pois é um trabalho a longo prazo e com o tempo você verá que não foi custo e sim, investimento). Como toda contratação, faça orçamentos e contrate aquele que atende sua necessidade. A cerimonial lhe dará auxílio em tudo e no dia do casamento cuidará para que tudo saia conforme o planejado.

7° Passo
Lua de Mel
Programe as suas férias e peça o mesmo ao noivo para que a lua de mel não seja prejudicada.
Peça indicações aos amigos e familiares.
Faça cotações de pacotes de viagens em diferentes agências.

8° Passo
Adquira referências
Pesquise conforme os seus recursos (internet, revistas, amigos) e tenha referências.
Pense na cor que você gostaria para o seu casamento, no tipo de vestido, estilo de decoração e etc. Se ainda não tem nada em mente vale pesquisar por estilos e buscar por tendências, mas lembre-se: O casamento deve ser o reflexo do casal (algo que pareça com vocês) e não "o último grito da moda".

9° Passo
Orçamentos e contratações
Com data, valores e referências em mãos vá em busca de orçamentos.
Convites: Identidade visual, Save the date, Convites para Chá de Panelas, Chá Bar, Chá de lingerie e etc, Convites do casamento, Tags para as lembrancinhas e etc...
Trajes: vestido e terno
Decoração: cerimônia e recepção
Música: Para a cerimônia - cantor(es), coral, músico e para a recepção: banda, DJ etc...
Foto e vídeo: E-session, MakinOf, Cerimônia e Recepção
Lembrancinhas: Para os pais e padrinhos, Bem casados e etc...
Buffet: Para recepção
Cabelo e maquiagem: Para a noiva e o noivo
E todos os produtos e serviços que você e o noivo julgarem necessário, pois há muuuitos outros.
Acima eu citei apenas os serviços básicos e que você não deixar de realizar o orçamento.

10° Passo
É hora de agir!
A partir daqui você dará continuidade aos passos anteriores e verá a necessidade do que vocês realmente querem e/ou precisam para realizar uma linda cerimônia e recepção!
Mãos á obra!!!!

Ainda está meio perdida?
Para cada passo citado aqui, será criado um post abordando sobre cada assunto separadamente, é só nos acompanhar no decorrer dos próximos dias.
Ainda têm dúvidas?
A Quase Senhora está a disposição: ivanifbn@ig.com.br



Beijos, abraços e até breve!

By
Ivani Nascimento


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails